segunda-feira, 26 de junho de 2017

10 razões para usar cosméticos naturais.


A nossa pele tem um grande poder de absorção, tudo que entra em contato com ela é absorvido causando uma ação  a nível epidérmico mais externa ou dérmico mais profunda, podendo atingir até a corrente sanguínea e á partir daí chegar em qualquer parte do nosso corpo. Sabendo dessa informação é inevitável que haja uma preocupação sobre o que estamos aplicando em nossa pele, mesmo que pequena, minha busca para saber mais sobre cosméticos e produtos naturais nasceu exatamente á partir dessa leve preocupação.
Não é necessário grandes pesquisas para saber que os cosméticos industrializados são repletos de produtos químicos e muitos deles são prejudiciais a saúde, mas são mantidos para garantir a venda e lucro da industria, isso por que a maioria dessas industria focam na conservação e apelo visual do produto e não segurança do cliente. Um exemplo disso é a grande quantidade de conservantes utilizados.
Mesmo sabendo da quantidade de componentes químicos prejudiciais na maioria dos cosméticos industriais, é muito difícil se livrar completamente do uso deles, mas podemos substituir uma coisa ou outra aos poucos. Por exemplo, ao invés de usar um creme hidratante industrial podemos substitui-lo por um óleo ou manteiga vegetal. O efeito será tão eficiente quanto o industrial, porém sem a carga extra de conservantes e substancias sintéticas em geral.
Vamos enumerar alguns motivos para utilizar cosméticos naturais:

1- Não causam danos ao organismo.
Lembre-se que tudo que entre em contato com sua pele será absorvido, devemos evitar contato com substancias nocivas. Os cosméticos naturais são fabricado apenas com substancias adequadas para nosso organismo.

2- Menor risco de desenvolver alergia.
Como os cosméticos naturais não feitos com ingredientes compatíveis com nosso corpo o riste de alergia é imensamente menor, podendo acontecer apenas em caso de sensibilidade a 1 componente específico.

3- Não agride o meio ambiente.
Os cosméticos naturais são sustentáveis. Quem tem a preocupação de extrair ingredientes naturais tem a preocupação de cuidar da natureza. Se o que você utiliza é feito de com ingredientes naturais, o que volta pra natureza após o uso não a agride.

4- Não são testados em animais.
A maioria dos cosméticos industrializados são testados em animais. Os cosméticos naturais não testam em animais.

5- Não contém substâncias tóxicas.
Cosméticos industrializados contem muitas substancias tóxicas e nocivas a saúde, algumas são cancerígenas inclusive, mas são mantidas para garantir a validade prolongada e aspecto visual agradável do produto. Os cosméticos naturais tem a preocupação de garantir a integridade da saúde de quem o utiliza.

6- Não contém conservantes sintéticos.
Como os cosméticos naturais não contem conservantes sintéticos a validade acaba sendo menor, porém os benefícios e saúde de quem usa é muito maior.

7- Tem ótima qualidade.
Muitos dos cosméticos naturais são feito de maneira artesanal por quem se preocupa com a qualidade por faz um a um, dando tudo de seu conhecimento para garantir a funcionalidade do produto.

8-  Mais autonomia.
Se você começa a utilizar produtos naturais certamente passa a ler mais e pesquisar mais sobre o assunto, isso te deixa mais preparada para entender qual o produto mais indicado. Além disso aprendemos muitas receitas de cosméticos que conseguimos produzir em casa mesmo, sem a necessidade de comprar-los.

9- Possuem propriedades terapêuticas.
Os cosméticos naturais tem como ingrediente plantas e ervas, fazendo uso da fitoterapia que é o tratamento de doenças através das plantas. Também são utilizados óleos essenciais que através da aromaterapia tratam enfermidades emocionais.

10- Saúde e bem estar
A ideia de utilizar algo que não agride a natureza nos torna mais conectado com ela, nós trás uma leveza de consciência e vontade de embarcar ainda mais nessa conexão. Nós sentimos mais saudáveis e melhor, afinal reduzindo contato com substancias tóxicas realmente nos tornamos mais saudáveis.

Benefícios não faltam não é? Que tal começar a dar os primeiros passos numa vida mais leve substituindo aos poucos os produtos industriais? No próximo post trarei dicas de produtos que podemos fazer em casa para substituir os industriais. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chá de casca de tangerina, um poderoso antioxidante

A tangerina é uma fruta cítrica de cor alaranjada, muito popular e conhecida por diversos nomes como mexerica, bergamota, laranja-mimosa,...